Pular para o conteúdo
Início » Tem início o Curso de Planejamento de Campanhas Eleitorais

Tem início o Curso de Planejamento de Campanhas Eleitorais

Numa parceria histórica no Brasil CEFEP se une a CBJP e CNLB em curso oferecido pela Escola Casa Comum da PUC Minas

 

Aconteceu dia 02 de fevereiro a conferência inaugural “Eleições 2022: contexto e estratégias” do curso de Planejamento de Campanha Eleitoral.

O curso é uma iniciativa da parceria realizada entre o CEFEP, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz – CBJP e o Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC-Minas – NESP, através da Escola Casa Comum.

Nesta parceira, as entidades organizadoras oferecem uma capacitação destinadas às lideranças religiosas, sociais e políticas, comprometidas com os princípios do humanismo, da justiça social, da paz, da promoção da vida, do cuidado com a Casa Comum, guiados pela fraternidade e solidariedade universal e que pretendem disputar as próximas eleições desse ano ou de 2024.

Perfil dos/as cursistas matriculados/as

Para essa primeira edição do curso, foram inscritos 101 lideranças oriundas de 22 estados da federação, com destaque para Minas Gerais com total de 28 inscritos, seguidos por São Paulo com 17 inscrições.

A turma é composta em grande parte por pessoas filiadas a partidos políticos, sendo que o PT aparece com a metade dos interessados, 51 inscritos ao todo. O PSOL vem em 2° com 13, seguido da Rede e do PSB com 10 inscritos cada. No total são 12 partidos representados nesta edição, o que demonstra uma expressiva representação da diversidade político partidária existente no país.

Do total de inscritos, 45 pessoas pretendem disputar uma vaga para as próximas eleições a deputada/o federal por seus estados e 22 colocaram seus nomes a disposição para deputada/o estadual. Destaque para 2 deles que planejam disputar uma vaga de Governador/a. Também aparecem no grupo, 28 interessados que pretendem se lançar candidatas/os para as eleições de 2024, quando serão escolhidos os/as futuros/as vereadores/as e prefeitos/as dos municípios brasileiros.

O curso acontecerá de fevereiro a maio desse ano e será desenvolvido inteiramente de formato virtual. A responsável por esse processo é a PUC-Minas virtual através de sua plataforma de ensino a distância – EaD. Os cursistas realizarão uma série de atividades ao longo dos próximos três meses tendo como objetivo desenvolver competências relativas ao planejamento e coordenação de campanhas eleitorais para os cargos aos parlamentos e executivos estaduais e federal (Câmara e Senado) e mesmo municipais.

Sobre a Aula Magna

A conferência de abertura contou com a participação do reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas, PUC Minas, e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; Padre Paulo Adolfo Simões, secretário Executivo do CEFEP; Márcio Oliveira, secretário geral do CNLB e de Daniel Seidel, secretário executivo da (CBJP).

Ao início da conferência os representantes das entidades organizadoras fizeram uma breve saudação aos cursistas e para aqueles que acompanham a transmissão realizada por meio do canal do NESP no Youtube.

Em seguida o professor Malco Camargo proferiu a conferência de abertura do curso, abordando o tema:     Brasil que vai às urnas: “o contexto da disputa presidencial, a polarização e o pequeno espaço da terceira via”.

A integra da conferência pode ser conferida através do link: (YouTube.com/nespvideos).