Pular para o conteúdo
Início » TEOLOGIA DA HISTÓRIA E AÇÃO TRANSFORMADORA, nova publicação do CEFEP é apresentada em live de lançamento

TEOLOGIA DA HISTÓRIA E AÇÃO TRANSFORMADORA, nova publicação do CEFEP é apresentada em live de lançamento

O CEFEP realizou no último dia 18 de setembro, sábado, uma live para o lançamento de sua nova publicação.

Essa nova publicação, que recebeu o título de: “Teologia da História e Ação Transformadora”, apresenta algumas das dimensões fundamentais da Teologia da História, trazendo uma reflexão sobre a relação entre o Reino de Deus e a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, com destaque para o agir humano e a nossa responsabilidade de nossa ação política e sua relação com a fé.

A obra é a décima publicação da rede de assessoras e assessores do CEFEP que desde sua criação vem contribuindo para fortalecer o pensamento social cristão no Brasil fundamentado no Evangelho e na Doutrina Social da Igreja. Esses textos do CEFEP também subsidiam a formação em Fé e Política oferecida pelas escolas locais e regionais. Começou a ser pensada no último seminário presencial da rede realizado em Brasília em 2019. Tem como objetivo ser uma contribuição à reflexão sobre o uso da religião para fins políticos eleitoreiros, fenômeno que vem aumentando em várias partes do mundo, sobretudo no Brasil, como vemos desde as eleições de 2018. A organização ficou por conta dos componentes da rede, Degislando Nobrega de Lima, professor da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, Durval Ângelo Andrade, conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais e de Paulo Fernando Carneiro de Andrade, da PUC Rio.

A publicação reúne a contribuição de doze autores que trazem diferentes abordagens do tema proposto, desde reflexões bíblicas até apontamentos pastorais. O prefácio do livro ficou a cargo do Presidente do CEFEP, Dom Giovane Pereira de Melo, Bispo de Tocantinópolis/TO. Segundo Dom Giovane, “o livro é uma colcha de bons retalhos, que se traduz num mosaico bem variado e ajustado de reflexos vivos e coloridos, que alimentam a luta pelos três “T” sonhados pelo Papa Francisco e nutrem a utopia que respiramos e nela “esperançamos”, como dizia nosso mestre Paulo Freire.”

É a primeira vez que o lançamento de uma publicação do CEFEP acontece de forma virtual. Isso foi necessário devido as restrições impostas pela pandemia do COVID-19, porém, a decisão da realização da atividade de modo virtual, possibilitou que mais pessoas pudessem ter acesso a esse lançamento.

A live, coordenada pelos organizadores da publicação, contou com a presença de boa parte dos autores, membros da rede de assessores e também de representantes das coordenações das escolas locais e regionais que usufruirão do presente trabalho. Ela pode ser assistida novamente pelo link:

A publicação foi feita pelas editoras: PUC-Rio e Letra Capital